domingo, 26 de agosto de 2012

Universidade Para Todos

O que é???
 
O Universidade para Todos é um projeto criado pelo governo do Estado da Bahia através do Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à educação superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.
 
Estou tendo o prazer de ser monitora da disciplina de Redação no Colégio Modelo da cidade de Itabuna. Desse modo, falarei uma pouco mais sobre essa iniciativa.
 
 
 
 
Os Objetivos do Programa são:
  • Preparar alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino, para o processo seletivo de ingresso no Ensino Superior;
  • Orientar os pré-vestibulares para uma escolha profissional adequada ás possibilidades e asperações individuais;
  • Possibilitar a integração entre estudantes universitários e estudantes do 3º ano do Ensino Médio;
  • Apoiar iniciativas de escolas públicas e comunidades em geral, que desenvolvam propostas de curso preparatório para o vestibular;
  • Retroalimentar as ações pedagógicas das escolas públicas que oferecem Ensino Médio, visando á elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem;
  • Oientar os estudantes universitários para o exercício teórico-prático, em sua atuação como Professores/Monitores.


 
Para alcançar esses objetivos, o projeto incli capacitações semanais da área de atuação dos monitores, além de capacitações gerais, para todas ás áreas de atuação dos monitores, que ocorrem periodicamente.


 
Nas capacitações são realizadas  as seguintes atividades: Planejamento de aulas, avaliação do serviço, relação das dificuldades encontradas, sujestões de soluções de prolemas, bem como, desenvolvimento das competêcias necessárias aos Monitores/Professores.


 
Minha atuação do Programa UPT tem sido bastante enriquecedora, pois, existe no contexto de sala de aula, uma troca de conhecimentos, não somente acadêmico, mas social, cultural e humano. Conhecer a realidade de cada aluno é de suma importância para realizar o direcionamento correto das atividades, podendo ser utilizado, exemplos corriqueiros para uma melhor assimilação do conteúdo transmitido.  

 
 
Parabéns a meus alunos do UPT pelo empenho e assiduidade. Juntos vamos chegaremos ao nosso objetivo final.
 
Tenham uma boa noite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário