segunda-feira, 13 de agosto de 2012

TERAPIA COMPORTAMENTAL DE CASAL


O texto a seguir, é um resumo de um trabalho acadêmico realizado na minha graduação em Psicologia. 

Todo início de relacionamento amoroso se constitui como uma fonte de reforçadores para ambos os cônjuges. Elkaim (1998) afirma que o início de um relacionamento é caracterizado pela alta freqüência de trocas compensatórias recíprocas devido à atração que ambos exercem no outro, quase sempre decorrente da falta de dados mínimos de informações entre eles. Desse modo, cada cônjuge seleciona em seu repertório os comportamentos que tem maior possibilidade de agradar o outro.

Como o relacionamento passa por fases, há momentos em que os reforçadores estão em alta e outros em que eles diminuem. Desse modo, os comportamentos que inicialmente era fonte de reforçadores, como por exemplo, as brincadeiras, os carinhos fora de hora, entre outros, com o passar do tempo, tornam-se costumeiros e perdem seu poder reforçador. Sendo assim, os reforçadores diminuem sua freqüência e os custos da relação vão sendo notados.

Quando os custos são mais visíveis numa relação, ocorre um desajuste na vida do casal e isso gera uma série de conflitos. Caso o casal não saiba lidar com os problemas existentes no relacionamento conjugal eles se tornam disfuncionais e essa é a situação que aumenta, cada vez mais, a demanda de clínicas de terapia de casal.

Silva e Vandenberghe (2008) sugerem que a incapacidade de resolver problemas é um fator característico de casais perturbados, que vão acumulando brigas e problemas não resolvidos durante o relacionamento. Desse modo, a literatura aponta que durante o conflito, a comunicação do casal tende a se tornar aversiva, até que um dos parceiros passa a se esquivar dessa interação incômoda em lugar de enfrentar o problema e tentar resolvê-lo.

Para lidar com esse tipo de problema, a psicologia conta com um suporte teórico-prático bastante desenvolvido. Há instrumentos que auxilia na identificação da disfunção do casal, tais como, o Inventário de Satisfação Conjugal e o Inventário de Habilidades Sociais Conjugais. Bem como, de técnicas terapêuticas, como o Treino de Solução de Problemas e o Treino de Habilidades de Comunicação.

Porém, o objetivo que os psicólogos buscam em terapia de casal é incutir nos parceiros a idéia de que um relacionamento afetivo satisfatório é construído a partir da colaboração de ambos os cônjuges, o que evidencia que o bem estar do casal não é uma questão de escolha e sim de trabalho em equipe, na qual ambas as partes participam dos custos e colhem juntamente os bons frutos de uma boa relação.

Referências:

Elkaim, M. (1998). Panorama das terapias familiares – Volume 2. 2ª Edição. São Paulo: Summus Editora.
Silva, L. P. & Vandenberghe, L. (2008). A importância do Treino de Comunicação na Terapia Comportamental de Casal. Psicologia em Estudo (Maringá), v. 13, n. 1, pp. 161-168. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário