segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Filme: O diabo veste Prada (Assédio Moral)





O filme retrata a historia de Andrea, uma recém formada que consegue o emprego “que todos gostariam de ter”, como assistente da exigente Miranda Pristley, diretora da revista Runway.  Nesse emprego ela passa por muitas situações complicadas, como, trabalhar em período integra, pois a diretora a ligava em qualquer momento, a realizar missões impossíveis, receber e pendurar as roupas da diretora, cuidar da cadela da patroa, fazer trabalhos da escola da filha de Miranda, enfim, fazer uma serie de funções que não se atribuem ao cargo ocupado na empresa. Além disso, Andrea é chamada, por sua chefe, pelo nome da outra funcionária, Miranda a chama Emily. 

Todos esses comportamentos exercidos por Miranda Pristley, são condutas de abuso moral que se define por toda a conduta abusiva que se manifesta notadamente por comportamentos, palavras, atos gestos, que podem causar danos á personalidade, á dignidade ou á integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho.

O assédio moral não partia apenas de Miranda, todos realizavam essa pratica, isso fica claro quando Andrea queixava-se de algo, todos a diziam que estava sendo ingrata e que aquele era o trabalho que todos queriam, ou seja, menosprezando os seus esforços, “ameaçando” de forma sutil a perda do emprego ou pedindo para que se demitisse. Bem como, de sua colega Emily que sentia Andrea como uma ameaça a seu emprego e também atribuía suas próprias funções para serem realizadas por Andrea. Outro agravante era o estilo de se vestir de Andrea que era considerado fora de moda e isso era motivo de piada por todos os funcionários. 

Desse modo, Andrea sentiu a necessidade de mudar todo o seu estilo, sua rotina e sua vida social, para ser aceita na empresa, gerando assim um grande conflito em sua vida pessoal na medida em que os pedidos da chefe, sempre emergenciais, tornam-se cada vez mais absurdos, como conseguir um vôo em plena madrugada numa tempestade, a qualquer hora do dia ou da noite. Andrea sente-se tão preocupada em conseguir o reconhecimento da chefe que se adapta de tal forma, que sem perceber, vive uma mudança radical, tanto física quanto comportamental. Sendo capaz de abdicar de seu namorado para acompanhar Miranda numa viagem. 

O assédio moral foi tratado por algum tempo como “psicoterror”, ele diz respeito a um esforço repetitivo de desqualificação de uma pessoa por outra, seguida de sua conseqüente fragilização, com o intuito de neutralizá-la em termos de poder. Desse modo, o agressor sente a necessidade de rebaixar uma pessoa, para se engrandecer, sem a menor culpa ou sofrimento. 

Geralmente o assédio moral nasce com pouca intensidade, como algo inofensivo, pois as pessoas tendem a revelar os ataques, levando-os na brincadeira, ou como traço de personalidade forte, como no caso do filme. Depois, propaga-se com força e a vitima passa a ser alvo de um maior numero de humilhações e de brincadeiras de mau gosto. As causas para aceitação e não - denuncia desse assedio são vários. As pessoas têm medo de denunciar devido de derem demitidas, ou rebaixadas em seu cargo, além da vergonha em expor a humilhação sofrida. 

A vítima do assédio moral pode desenvolver depressão, insônia, bem como, ulceras, disfunções sexuais, eternas cefaléias entre outros sintomas. A maior dificuldade a aplicação da penalidade devida consiste na invisibilidade e, portanto do alto grau de subjetividade na questão, bem como, a falta de testemunhas ao passo que os colegas provavelmente temerão a perseguição ou a demissão.

Assédio Moral é crime.... Denuncie!!!

7 comentários:

  1. Muito bom, perfeitooo!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. A psicologia industrial se propõe a estudar o comportamento humano no trabalho, considerando como inseparáveis e complementares os aspectos produtivo e pessoal. No filme como se observa o comportamento de Andrea na revista de moda?


    2 - Explique o que aconteceu com o comportamento de Andrea depois que foi trabalhar na revista de moda, com base nas conclusões da experiência de Hawthorne.


    3 - Qual o estilo de liderança de Miranda? Justifique. No filme, como Miranda motivou Andrea para mudar o seu comportamento?


    4 - Quais eram os usos e costumes, tradições, ideais e normas sociais das pessoas que trabalhavam na revista de moda?


    5 - Descreva como era a organização formal da revista de moda? Quais os cargos mais importantes?


    6 -A seleção da revista é por qualificação técnica? E as promoções são por méritos? Justifique com base na teoria da Burocracia.



    7 - Nenhuma estrutura ou organização sobrevive sem resultados, até mesmos as filantrópicas tem que dar resultados, nem que sejam outros resultados filantrópicos. Caso contrário, no mínimo, perde a credibilidade. Em sua opinião, a estrutura da revista no filme é eficiente e/ou eficaz? Justifique.

    ResponderExcluir