sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sustentabilidade

Boa tarde gente, eu já falei aqui sobre os vários cursos de aperfeiçoamento que a Fundação Getulio Vargas disponibiliza. Hoje eu realizei mais um desses cursos online e estarei disponibilizando novamente aqui, para vocês. Espero que gostem... Vamos lá....

A humanidade vive na Terra há milênios e usa todos os seus recursos que ela disponibiliza, com o intuito de garantir nossa existência, tais como, calor, ar, comida, água, minerais, entre outros. Já as atividades econômicas tem como base o uso e a transformação de recursos naturais para a realização dos negócios.  Portanto, quando falamos de sustentabilidade, estamos pensando no futuro da humanidade. Há uma dependência mútua entre as pessoas, o planeta e as atividades econômicas. 




Se plantarmos mais árvores do que cortamos, conseguiremos garantir a existência desse recurso no longo prazo. Apesar de existirem limites no uso de recursos naturais, eles têm sido utilizados pela humanidade como se esses limites ao existissem.




 O crescimento da população e o aumento do consumo individual são os fatores que compõem a pegada ecológica. A pegada ecológica de uma pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seu estilo de vida.

Em outras palavras, definir a pegada ecológica significa traduzir, em hectares, a extensão de território que uma pessoa utiliza, em media, para garantir seu sustento. Segundo esse critério, se a área produtiva do planeta fosse dividida, igualmente, pela população mundial, teríamos 2,1 hectares por pessoa, no entanto, hoje, o consumo individual necessita de 2,7 hectares para a manutenção de nossos atuais padrões de consumo.




 
 
Sem duvida, precisamos garantir os recursos necessários para nossa sobrevivência. Contudo, também precisamos respeitar a capacidade da terra em absorver resíduos e a poluição gerados na produção, no uso e no descarte de produtos e serviços.
Desse modo, quanto maior é a quantidade de lixo, mais difícil é o processo de degradação natural. Também é importante que a degradação aconteça em locais adequados. O lixo jogado em rios e áreas não preparadas para recebê-lo, além de causar um grupo incomodo visual, traz impactos ambientais negativos.












 
Os cientistas afirmam que o aquecimento global está relacionado a todos esses acontecimentos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que o aquecimento global ocorre em função do aumento da emissão de gases poluentes. Os gases poluentes são especialmente derivados da queima de combustíveis fosseis, como a gasolina e o diesel. 
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram com esse processo. Alguns gases formam uma camada poluente de difícil dispersão que armazena o calor e causa o famoso efeito estufa. 










As Questões ambientais são fundamentais para a sustentabilidade, mas a melhoria da qualidade de vida da população também é um fator essencial. Existem diversas formas de medir a qualidade de vida. A mais comum é medi-la pelo índice de Desenvolvimento Humano – IDH. O Brasil tem um IGH próximo ao estabelecido pelas Nações Unidas como o mínimo para ser considerado um pais desenvolvido – 0,800.







 Abordaremos mais a fundo a questão da sustentabilidade e como podemos agir em prol da natureza em um novo post.... 

Aguardem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário