Realizar
um treinamento em uma empresa parece ser uma tarefa fácil, mas não é. Para se
realizar um treinamento adequado é preciso planejamento. No site da Fundação Getulio Vargas há alguns cursos grátis que permitem o aperfeiçoamento rápido e bastante facilitado. E é isso que
mostraremos aqui nesta postagem. Vamos comigo????
Alguns
pontos cruciais em um treinamento são: Sua implementação e sua avaliação. Esse
dois itens devem ser bem pensados. Bem como, os objetivos de aprendizagem.
Inicialmente,
ao se pensar em treinamento, deve-se pensar para qual público o treinamento se
destina:
Como
identificar o público do treinamento e o treinamento adequado a cada grupo?
Para se chegar a essa resposta, algumas indagações são necessárias.
Antecedentes:
·
O
que sabemos sobre os participantes e o que eles sabem sobre nós
·
Temos
intimidade com algum deles?
·
Quem
já recebeu treinamento similar?
·
Quem
está solicitando o treinamento?
·
Qual
nível de conhecimento necessário para ministrar o treinamento?
·
A
empresa tem condições de ministrar o treinamento?
Características:
·
Quais
as características dos participantes – faixa etária, gênero, outras
características relevantes?
·
Como
os participantes costumam-se informar – revistas, jornais, livros, internet,
TV?
·
A
frequenciaao treinamento será obrigatória, voluntária ou mediante convite?
·
Os
participantes deverão cooperar uns com os outros?
·
Algum
participante ou grupo vai precisar de atenção especial?
Especialização:
·
Há
especialistas no grupo?
·
Qual
o nível de conhecimento geral do grupo sobre o assunto?
·
Que
temas podem ser considerados fáceis ou difíceis para os participantes?
·
O
que os participantes podem querer saber e o que devem saber?
·
Os
participantes terão de deixar de lado algumas competências ou hábitos?
·
Como
isso irá afetar a condução do treinamento?
Atitudes:
·
O
assunto será interessante ou maçante para os participantes?
·
Os
participantes se envolveram na definição dos objetivos do treinamento?
·
Há
alguma informação especial sobre os participantes, o local ou o momento do
treinamento?
·
Devem
ser evitados temas específicos que, sabidamente, irritarão os participantes?
·
Os
participantes farão muitas perguntas?
Resultados:
·
Como
o treinamento beneficiará os participantes?
·
Como
o treinamento beneficiará a organização?
·
A
organização e o departamento apoiarão os participantes no uso daquilo que eles
aprenderam?
·
Que
obstáculos os participantes encontrarão para aplicar o que aprenderam?
·
Os
supervisores deverão ser informados sobre as mudanças esperadas no desempenho
dos participantes?
·
Como
ajudar os participantes a aplicarem o que aprenderam?
O
planejamento de treinamento:
O
planejamento de treinamento envolve os seguintes elementos:
Objetivos:
·
Definir
os objetivos
·
Relacionar
os objetivos ás competências e aos conhecimentos específicos
·
Hierarquizar
os objetivos, considerando sua importância
Aplicação:
·
Conduzir
por um instrutor em uma sala de aula, onde todos os participantes devem estar
fisicamente presentes
·
Coordenado
de um local distante e oferecido pela web ou por videoconferência
·
Com
tutoria ou treinamento no local de trabalho
·
Com
tecnologia baseada em auto-aprendizagem: CD, DVD ou Rede
Conteúdo:
·
Ordenar
os tópicos dos mais complexos, do geral ao especifico
·
Associar
a cada objetivo ás atividades e aos materiais
·
Verificar
se o conteúdo está adequado ao nível dos participantes
·
Verificar
se o volume de conteúdo está adequado ao tempo reservado ao treinamento
Metodologia de
ensino:
·
Definir
a melhor maneira de ensinar o conteúdo
(discussão, exercícios, psicodrama, jogos ou uma combinação de técnicas)
·
Assegurar
que a metodologia escolhida seja agradável e adequada ao nível dos
participantes
Material
·
Definir
os materiais necessários ao treinamento
·
Se
necessário, desenvolver os materiais
·
Verificar
a necessidade de
o
Manuais
ou apostilas para os participantes
o
Recursos
audiovisuais (transparências, vídeos, software...) para o instrutor
o
Cartões
de psicodrama, roteiros, exercícios ou estudo de caso
·
Providenciar
para o apoio administrativo
·
Relação
de participantes
·
Programas
das atividades
·
Lista
de verificação do material
·
Material
de avaliação da sessão
Escolha das Atividades:
Atividades
mais adequadas e recomendadas
·
Leitura prévia: Economiza tempo
e orienta os participantes sobre o assunto que será tratado na sessão
·
Expressão
escrita: Verifica em que medida os participantes estão compreendendo o conteúdo
disponibilizado
·
Painel: Proporciona um
grande volume de informações e descobertas inestimáveis
·
Grupo
de discussão: Enriquece o conteúdo com pontos de vitas diversos
·
Debate: Examina um tema
sob múltiplas perspectivas
·
Estudo de caso: Discute um
problema, de modo a apresentar opções e recomendações de soluções
·
Narrativa: Oferece modelos
que podem inspirar os participantes e levá-los a melhorar seu desempenho
·
Ilustrações: Resumem ou
salientam um tópico, manifestam o que os participantes sentem
·
Dramatizações: Possibilita a
observação do próprio desempenho nos papeis atribuídos, proporcionando o
feedback do grupo
·
Jogos: Salienta,
reforça, testa a aquisição de competências ou conhecimentos
·
Atividades de
iniciativa do participante: Possibilitam a análise das competências, dos
conhecimentos ou das atitudes por meio de perguntas e situações que incentivam
a auto-analise
Caso
a empresa opte por realizar um treinamento externo, como por exemplo, uma Excursão. Essas atividades externas dão
vida aos temas tratados, porém, devem ser pensadas e planejadas.
Planejamento:
·
A
atividade é atraente?
·
Que
atividades podem ser combinadas para maior beneficio?
·
Será
divertido?
·
Quanto
tempo tomará as explanações?
·
Os
participantes estão preparados para participar da atividade?
·
A
atividade é adequada ao nível dos participantes, ao tamanho do grupo e ao tom
da sessão?
·
Os
participantes se sentirão á vontade o suficiente para participar?
·
Quanto
tempo será necessário para desenvolvê-las?
·
Qual
montante de recurso necessário para desenvolvê-las?
·
A
atividade contribuirá para a consecução dos objetivos do treinamento?
·
A
atividade apresenta uma boa relação custo-beneficio em relação ao objetivo?
·
A
atividade é importante para o trabalho dos participantes?
·
O
instrutor conhece a forma de apresentação da atividade?
·
Que
atividade é mais eficiente na transmissão dos conhecimentos, competências e
atitudes a serem trabalhadas no treinamento?
As Técnicas de
ensino devem ser escolhidas de acordo com o público alvo:
·
Álbuns seriados: Folhas
ordenadas adequadamente, com espaço para informações complementares; Palavras
escritas em tamanho adequado, para que todos as leiam; Poucas palavras por
página; Gráficos, esboços e cor dos marcadores para ressaltar
Informações-Chaves.
·
Slides: Pouca
informação para não confundir os participantes; Combinações de cor, gráficos e
figuras, para salientar informações; Marcadores para seqüenciar as informações.
·
Filme e vídeo: Adequação do
conteúdo e da duração á sessão; Exploração de comentários e reações dos
participantes; Incentiva a discussão sobre a temática exposta.
Os
participantes estão preparados para participar da atividade?
·
A
atividade é adequada ao nível dos participantes, ao tamanho do grupo e ao tom
da sessão?
·
Os
participantes se sentirão á vontade o suficiente para participar?
·
Quanto
tempo será necessário para desenvolvê-las?
·
Qual
montante de recurso necessário para desenvolvê-las?
·
A
atividade contribuirá para a consecução dos objetivos do treinamento?
·
A
atividade apresenta uma boa relação custo-beneficio em relação ao objetivo?
·
A
atividade é importante para o trabalho dos participantes?
·
O
instrutor conhece a forma de apresentação da atividade?
·
Que
atividade é mais eficiente na transmissão dos conhecimentos, competências e
atitudes a serem trabalhadas no treinamento?
É
de extrema importância que o desenvolvimento do Treinamento também seja
planejado. Um treinamento é composto por três fases, mostradas a seguir:
A
abertura
É
imprescindível que os participantes conheçam os motivos pelo quais estão
passando por um Treinamento.
Objetivo
adequadamente descrito:
·
Específico:
Ser breve e ir direto ao ponto para que ninguém se confunda em relação ás metas
do treinamento.
·
Relevante:
Mostrar a importância das medidas propostas para as metas da organização.
·
Alcançável:
Apresentar as informações de maneira que os participantes possam facilmente
aprendê-las e usá-las.
·
Observáveis
e mensuráveis: Descrever os resultados esperados com verbos de ação que façam
com que os objetivos sejam visíveis e mensuráveis.
·
Prazo:
Definir um prazo para a obtenção do objetivo.
A
conclusão é uma fase essencialmente importante, é nela que irá se perceber os
resultados positivos e negativos do treinamento. O que foi assertivo e quais
aspectos a serem melhorados nos Treinamentos seguintes.
Tipos
de Treinamentos:
As
dificuldades encontradas no decorrer de um Treinamento são as seguintes:
Os
custos: Deve-se saber quais os recursos financeiros estão disponíveis para o
Treinamento.
Avaliação:
Pra
finalizar.....
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