segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Treinamento nas Organizações


Realizar um treinamento em uma empresa parece ser uma tarefa fácil, mas não é. Para se realizar um treinamento adequado é preciso planejamento. No site da Fundação Getulio Vargas há alguns cursos grátis que permitem o aperfeiçoamento rápido e bastante facilitado. E é isso que mostraremos aqui nesta postagem. Vamos comigo????




Alguns pontos cruciais em um treinamento são: Sua implementação e sua avaliação. Esse dois itens devem ser bem pensados. Bem como, os objetivos de aprendizagem.   



Inicialmente, ao se pensar em treinamento, deve-se pensar para qual público o treinamento se destina:




Como identificar o público do treinamento e o treinamento adequado a cada grupo? Para se chegar a essa resposta, algumas indagações são necessárias.



Antecedentes:

·         O que sabemos sobre os participantes e o que eles sabem sobre nós
·         Temos intimidade com algum deles?
·         Quem já recebeu treinamento similar?
·         Quem está solicitando o treinamento?
·         Qual nível de conhecimento necessário para ministrar o treinamento?
·         A empresa tem condições de ministrar o treinamento?

Características:

·         Quais as características dos participantes – faixa etária, gênero, outras características relevantes?
·         Como os participantes costumam-se informar – revistas, jornais, livros, internet, TV?
·         A frequenciaao treinamento será obrigatória, voluntária ou mediante convite?
·         Os participantes deverão cooperar uns com os outros?
·         Algum participante ou grupo vai precisar de atenção especial?

Especialização:

·         Há especialistas no grupo?
·         Qual o nível de conhecimento geral do grupo sobre o assunto?
·         Que temas podem ser considerados fáceis ou difíceis para os participantes?
·         O que os participantes podem querer saber e o que devem saber?
·         Os participantes terão de deixar de lado algumas competências ou hábitos?
·         Como isso irá afetar a condução do treinamento?

Atitudes:

·         O assunto será interessante ou maçante para os participantes?
·         Os participantes se envolveram na definição dos objetivos do treinamento?
·         Há alguma informação especial sobre os participantes, o local ou o momento do treinamento?
·         Devem ser evitados temas específicos que, sabidamente, irritarão os participantes?
·         Os participantes farão muitas perguntas?

Resultados:

·         Como o treinamento beneficiará os participantes?
·         Como o treinamento beneficiará a organização?
·         A organização e o departamento apoiarão os participantes no uso daquilo que eles aprenderam?
·         Que obstáculos os participantes encontrarão para aplicar o que aprenderam?
·         Os supervisores deverão ser informados sobre as mudanças esperadas no desempenho dos participantes?
·         Como ajudar os participantes a aplicarem o que aprenderam?

       O planejamento de treinamento:






O planejamento de treinamento envolve os seguintes elementos:

Objetivos:
·         Definir os objetivos
·         Relacionar os objetivos ás competências e aos conhecimentos específicos
·         Hierarquizar os objetivos, considerando sua importância

Aplicação:

·         Conduzir por um instrutor em uma sala de aula, onde todos os participantes devem estar fisicamente presentes
·         Coordenado de um local distante e oferecido pela web ou por videoconferência
·         Com tutoria ou treinamento no local de trabalho
·         Com tecnologia baseada em auto-aprendizagem: CD, DVD ou Rede

Conteúdo:

·         Ordenar os tópicos dos mais complexos, do geral ao especifico
·         Associar a cada objetivo ás atividades e aos materiais
·         Verificar se o conteúdo está adequado ao nível dos participantes
·         Verificar se o volume de conteúdo está adequado ao tempo reservado ao treinamento

Metodologia de ensino:

·         Definir a melhor maneira de ensinar o conteúdo  (discussão, exercícios, psicodrama, jogos ou uma combinação de técnicas)
·         Assegurar que a metodologia escolhida seja agradável e adequada ao nível dos participantes

Material

·         Definir os materiais necessários ao treinamento
·         Se necessário, desenvolver os materiais
·         Verificar a necessidade de
o   Manuais ou apostilas para os participantes
o   Recursos audiovisuais (transparências, vídeos, software...) para o instrutor
o   Cartões de psicodrama, roteiros, exercícios ou estudo de caso

·         Providenciar para o apoio administrativo
·         Relação de participantes
·         Programas das atividades
·         Lista de verificação do material
·         Material de avaliação da sessão

Escolha das Atividades:

Atividades mais adequadas e recomendadas

·         Leitura prévia: Economiza tempo e orienta os participantes sobre o assunto que será tratado na sessão
·         Expressão escrita: Verifica em que medida os participantes estão compreendendo o conteúdo disponibilizado
·         Painel: Proporciona um grande volume de informações e descobertas inestimáveis
·         Grupo de discussão: Enriquece o conteúdo com pontos de vitas diversos
·         Debate: Examina um tema sob múltiplas perspectivas
·         Estudo de caso: Discute um problema, de modo a apresentar opções e recomendações de soluções
·         Narrativa: Oferece modelos que podem inspirar os participantes e levá-los a melhorar seu desempenho
·         Ilustrações: Resumem ou salientam um tópico, manifestam o que os participantes sentem
·         Dramatizações: Possibilita a observação do próprio desempenho nos papeis atribuídos, proporcionando o feedback do grupo
·         Jogos: Salienta, reforça, testa a aquisição de competências ou conhecimentos
·         Atividades de iniciativa do participante: Possibilitam a análise das competências, dos conhecimentos ou das atitudes por meio de perguntas e situações que incentivam a auto-analise




Caso a empresa opte por realizar um treinamento externo, como por exemplo, uma Excursão. Essas atividades externas dão vida aos temas tratados, porém, devem ser pensadas e planejadas.

Planejamento:

·         A atividade é atraente?
·         Que atividades podem ser combinadas para maior beneficio?
·         Será divertido?
·         Quanto tempo tomará as explanações?
·         Os participantes estão preparados para participar da atividade?
·         A atividade é adequada ao nível dos participantes, ao tamanho do grupo e ao tom da sessão?
·         Os participantes se sentirão á vontade o suficiente para participar?
·         Quanto tempo será necessário para desenvolvê-las?
·         Qual montante de recurso necessário para desenvolvê-las?
·         A atividade contribuirá para a consecução dos objetivos do treinamento?
·         A atividade apresenta uma boa relação custo-beneficio em relação ao objetivo?
·         A atividade é importante para o trabalho dos participantes?
·         O instrutor conhece a forma de apresentação da atividade?
·         Que atividade é mais eficiente na transmissão dos conhecimentos, competências e atitudes a serem trabalhadas no treinamento?






As Técnicas de ensino devem ser escolhidas de acordo com o público alvo:

·         Álbuns seriados: Folhas ordenadas adequadamente, com espaço para informações complementares; Palavras escritas em tamanho adequado, para que todos as leiam; Poucas palavras por página; Gráficos, esboços e cor dos marcadores para ressaltar Informações-Chaves.

·         Slides: Pouca informação para não confundir os participantes; Combinações de cor, gráficos e figuras, para salientar informações; Marcadores para seqüenciar as informações.

·         Filme e vídeo: Adequação do conteúdo e da duração á sessão; Exploração de comentários e reações dos participantes; Incentiva a discussão sobre a temática exposta.
       Os participantes estão preparados para participar da atividade?
·         A atividade é adequada ao nível dos participantes, ao tamanho do grupo e ao tom da sessão?
·         Os participantes se sentirão á vontade o suficiente para participar?
·         Quanto tempo será necessário para desenvolvê-las?
·         Qual montante de recurso necessário para desenvolvê-las?
·         A atividade contribuirá para a consecução dos objetivos do treinamento?
·         A atividade apresenta uma boa relação custo-beneficio em relação ao objetivo?
·         A atividade é importante para o trabalho dos participantes?
·         O instrutor conhece a forma de apresentação da atividade?
·         Que atividade é mais eficiente na transmissão dos conhecimentos, competências e atitudes a serem trabalhadas no treinamento?




É de extrema importância que o desenvolvimento do Treinamento também seja planejado. Um treinamento é composto por três fases, mostradas a seguir:

A abertura






É imprescindível que os participantes conheçam os motivos pelo quais estão passando por um Treinamento.




Objetivo adequadamente descrito:

·         Específico: Ser breve e ir direto ao ponto para que ninguém se confunda em relação ás metas do treinamento.
·         Relevante: Mostrar a importância das medidas propostas para as metas da organização.
·         Alcançável: Apresentar as informações de maneira que os participantes possam facilmente aprendê-las e usá-las.
·         Observáveis e mensuráveis: Descrever os resultados esperados com verbos de ação que façam com que os objetivos sejam visíveis e mensuráveis.
·         Prazo: Definir um prazo para a obtenção do objetivo.




  

A conclusão é uma fase essencialmente importante, é nela que irá se perceber os resultados positivos e negativos do treinamento. O que foi assertivo e quais aspectos a serem melhorados nos Treinamentos seguintes.




Logo abaixo, é mostrado uma síntese do conteúdo exposto. 





Tipos de Treinamentos:




As dificuldades encontradas no decorrer de um Treinamento são as seguintes:




Os custos: Deve-se saber quais os recursos financeiros estão disponíveis para o Treinamento.




Avaliação:









Pra finalizar.....















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