segunda-feira, 6 de agosto de 2012

2º Seminário de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT)


O CREAS através da Secretaria Municipal da Saúde e do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde, do Departamento de Vigilância à Saúde, realizaram o  2º Seminário de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) no dia 26, no auditório da FTC.

Nesse evento foi discutido os agravos causados por violências e acidentes.



O público alvo foram os profissionais de saúde da Atenção Básica, da Assistência Social, da Segurança Pública, do Poder Judiciário e dos Conselhos de Direitos do município.

Foi falado em Ciência Epidemiológica que é a Ciência que estuda a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde em populações humanas.

Uma frase bastante utilizada nas falas dos palestrantes foi a seguinte: “ Temos que deixar de focar no problema e focar nas estratégias utilizadas”. 


O representante da DANT/DIVE da SESAB falou de maneira clara e mostrou vários dados estatísticos retratando a violência em Itabuna e na Bahia. Ele realizou uma analogia com o Iceberg, para dizer que o que vemos e o que sabemos sobre a violência ainda é muito pouco, há muito ainda a ser descoberto.

 

O seminário teve como objetivo expor a situação  das violências e dos acidentes, com o pressuposto de que só conhecendo melhor a magnitude deste problema é possível atuar de maneira efetiva na Rede de Atenção Integral e na Proteção Social às Vítimas de Violências e na Promoção da Saúde. 


No seminário foi mostrado vários dados retirados do Datasus. Entre as estatísticas mostradas estão as seguintes:
* 4 entre 10 mulheres já foram agredidas
* Apesar de ter havido um aumento das denuncias, muitas mulheres ainda tem medo de realizar denuncias. O medo representa 68% para a falta efetiva de denuncias.

 

* Mulheres da faixa etária entre 20 á 29 são as que mais sofrem agressão.
* O local onde ocorrem mais agressões é na residência sendo representadas em 39,2%
* 24% das mulheres sofrem repetições das violências.

* No caso de Idosos somente 8,3% das causas de morte é devido a violência, pois a maior causa de mortalidade em Idosos é causada por quedas.
* Quando há violência para com os idosos, muitos destes não realizam denuncias não por medo e sim pelo rompimento e perda familiar.




Foi realizada ainda, uma dinâmica muito bem elaborada pela Psicóloga Daniella, profissional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na qual ela expôs um estudo de caso e solicitou a ajuda de nós participantes a encaminhar a família. Essa dinâmica tornou o seminário mais interessante e mostrou na prática a função dos técnicos do CREAS.

 
Após houve ainda a palestra sobre o Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (Cerest) que expôs de maneira concreta o trabalho realizado. Por fim, foi salientado o que pessoas que sofrem violência precisam:
* Acolhida, apoio, compreensão, informação, atendimento a saúde, orientação, atendimento social.

E quais as ações necessárias para se alcançar esse objetivo: Ações Políticas, legislativas, educativas, assistenciais e administrativas. 

Os agravos causados por violência e acidentes devem ser contidos.. E é dever de todos minimílá-los, seja por adotarem comportamentos prudentes, sejam por alertas feitos á terceiros ou ainda por denúncias.   

Colabore você também....

Nenhum comentário:

Postar um comentário