sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sustentabilidade e Consumo Responsável


Segundo o Instituto Akatu, o processo de compra se inicia quando percebemos a necesidade ou questionamos se precisamos mesmo comprar algo.

Quando decidimos comprar, é preciso decidir o que comprar, uma vez que existem muitos produtos e serviços que podem atender á nossa necessidade.

Outra decisão importante é do que comprar e como pagar, desse modo, após definir qual será a marca do produto e em que varejista compraremos, teremos de escolher a forma de pagamento, para só então, partirmos para ás compras.

Após sair da loja, o consumidor ainda passa por mais duas etapas: O uso e o descarte do produto após o uso.







Assim, para fazer boas escolhas, é importante entender que, por trás de tudo que consumimos, há uma longa história que precisa ser conhecida.

Além do preço do produto e da qualidade que vemos na hora da compra, é importante conhecer o passado e o futuro do produto, ou seja, conhecer os impactos sociais e ambientais gerados na produção e no descarte do produto.




Essa figura mostra o percurso, pelo qual, todos os produtos passam antes de chegarem ás prateleiras dos supermercados e em nossas residências. Todo esse processo está repleto de questões ligadas á sustentabilidade, além do mais, muitas empresas já utilizam a reciclagem de suas embalagem em prol da natureza. 



Depois de tudo que vimos até agora, há duas perguntas que não saem da cabeça: O que podemos fazer para mudar nosso consumo para um consumo sustentável e o que ganhamos com isso???  
















Consumor de maneira responsável é o que mínimo podemos fazer para preservar a nossa biodiversidade!!! 

Pensem Nisso.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário