segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O pintor (Reflexão)





“Certo homem foi contratado para pintar um barco. Trouxe consigo tintas e pinceis e começou a fazer seu serviço, conforme combinado. Enquanto pintava, percebeu que a tinta estava escorrendo pelo fundo do barco. Examinando com atenção, viu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu pagamento e foi embora. No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e o presenteou com belo cheque. O pintor ficou surpreso: ‘ o senhor já me pagou pela pintura do barco’, disse ele. O homem então disse: ‘ mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco’. O pintor respondeu: ‘ foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar. O senhor está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante! ’. O homem insistiu ‘ meu caro amigo, você não compreendeu. Deixe-me contar o que aconteceu: quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando a pintura secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que havia, saído com o barco, fiquei desesperado, pois me lembrei que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado. Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar-lhe pela sua ‘pequena’ boa ação’.” 


Hoje em dia fala-se muito em padrões de excelência. As empresas buscam aplica-los em suas linhas de produção, as instituições de ensino os querem em suas salas de aula e comércio também quer esses padrões no atendimento ao público. 



Ser excelente é ser superior, é superar as expectativas, é ficar acima da média, é surpreender, é fazer mais do que a obrigação. Seria tão bom se as pessoas buscassem padrões de excelência também em suas vidas cotidianas, em suas atitudes e em seu caráter! 

Quero desafiar você a não se conformar em viver na linha do “suficiente”. Você pode ser melhor, pode ser excelente naquilo que faz. Supere as expectativas, surpreenda as pessoas à sua volta. Você não faz idéia de como o mundo precisa de pessoas excelentes! 




Não conheço qual o autor dessa bela reflexão, mas resolvi compartilhar assim mesmo! Espero que gostem.... 



Até a próxima....

Nenhum comentário:

Postar um comentário