segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DESENVOLVIMENTO AFETIVO E SOCIOAFETIVO SEGUNDO PIAGET




ESTÁGIOS
CARACTERÍSTICAS
ESQUEMA
VIDA AFETIVA

Sensório-motor

IDADE APROXIMADA
0 a 2 anos
Inteligência prática
O bebê começa a ser capaz de resolver problemas práticos cada vez mais complexos.
A evolução dos esquemas permite que o mundo vá sendo organizado (espacialmente, temporalmente, causamente).
Linguagem
Reflexos
Conhecimentos dos objetos e pessoas
Transição entre o que conhece e não conhece
A busca pelo brinquedo que caiu debaixo do sofá
Disputa pelo brinquedo
Experimentação
Conhecer (gostos à sabores, música, cor, brinquedos e pessoas)
Exploração espacial à movimentos de virar, engatinhar, andar, subir escadas, cadeiras...
Deslocamentos à movimentos e objetos
“Esquemas de ação: conceitos sensório-motores, início da construção das categorias de objeto, espaço, tempo e causalidade.
“Da indiferenciação eu-mundo exterior ao reconhecimento dos objetos e pessoas, sentimentos derivados da ação”.
Pré-operatório

IDADE APROXIMADA

2 a 6 anos
Inteligência representativa (esquemas e ações interiorizadas).
Egocentrismo (o ponto de vista da criança domina).
Pensamento intuitivo, baseado na percepção
Construção de conceitos
Linguagem – enriquecimento do vocabulário, interiorização de palavras (signo e significado)
Desenvolvimento da oralidade à ler e escrever
Imitação
Imaginação à animismo
Desenvolvimento da coordenação fina
Construção de regras (início)
Desenho
Jogo simbólico
PERCEPÇÃO – MEMÓRIA – ATENÇÃO –LINGUAGEM – SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Construção do conhecimento físico, social e lógico matemático
Realismo nominal
Reversibilidade
Classificação, seriação, ordenação, volume, massa, quantidade, medida, sequência
Imagem mental e imagem deferida
“Indiferenciação entre o ponto de vista próprio e o dos outros, rigidez e irreversibilidade no pensamento”.
“Interesse como prolongamento de necessidade, sentimentos de respeito (afeição + temor) pelos mais velhos, obediência, moral heterônoma”.
Operatório concreto

IDADE APROXIMADA

6 a 11 anos
Inteligência operativa (baseada em um conjunto de operações lógicas).
Pensamento mais lógico e racional.
As operações permitem organizar a realidade de uma maneira mais estável (conservações).
Reversibilidade
“Aquisição da capacidade de perceber e a reversibilidade das operações, explicações causais, noções de permanência de substância, peso e volume”.
“Sentimentos de respeito mútuo e de justiça (distributiva e retributiva),  moral de cooperação (correlata à lógica de reversibilidade), aparecimento da vontade como regulação da ação”.

Operatório-formal

IDADE APROXIMADA

11 a 15 anos
Inteligência formal (pode-se aplicar a qualquer conteúdo)
Pensamento combinatório (capacidade de pensar em todas as combinações possíveis de um fenômeno).
Pensamento hipotético-dedutivo (capacidade de raciocinar por meio de hipóteses).
“Pensamento proposicional e hipotético-dedutivo, esquemas formais de lógica combinatória e de proporções”.
“Construção da autonomia”.

Fonte: Marti Sala e Onrubia Goñi (2000b, p.252; Campos e Nepomuceno (2007, p. 252).
 In: PINTO, K. Psicologia e Educação II. Ilhéus: Editus, 2011. (p.81).  

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