ESTÁGIOS
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CARACTERÍSTICAS
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ESQUEMA
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VIDA AFETIVA
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Sensório-motor
IDADE APROXIMADA
0 a 2 anos
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Inteligência
prática
O bebê começa a
ser capaz de resolver problemas práticos cada vez mais complexos.
A evolução dos
esquemas permite que o mundo vá sendo organizado (espacialmente,
temporalmente, causamente).
Linguagem
Reflexos
Conhecimentos dos
objetos e pessoas
Transição entre o
que conhece e não conhece
A busca pelo
brinquedo que caiu debaixo do sofá
Disputa pelo
brinquedo
Experimentação
Conhecer (gostos à
sabores, música, cor, brinquedos e pessoas)
Exploração
espacial à
movimentos de virar, engatinhar, andar, subir escadas, cadeiras...
Deslocamentos
à
movimentos e objetos
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“Esquemas de
ação: conceitos sensório-motores, início da construção das categorias de
objeto, espaço, tempo e causalidade.
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“Da
indiferenciação eu-mundo exterior ao reconhecimento dos objetos e pessoas,
sentimentos derivados da ação”.
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Pré-operatório
IDADE APROXIMADA
2 a 6 anos
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Inteligência
representativa (esquemas e ações interiorizadas).
Egocentrismo (o
ponto de vista da criança domina).
Pensamento
intuitivo, baseado na percepção
Construção de
conceitos
Linguagem –
enriquecimento do vocabulário, interiorização de palavras (signo e significado)
Desenvolvimento
da oralidade à
ler e escrever
Imitação
Imaginação à
animismo
Desenvolvimento
da coordenação fina
Construção de
regras (início)
Desenho
Jogo simbólico
PERCEPÇÃO –
MEMÓRIA – ATENÇÃO –LINGUAGEM – SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Construção do
conhecimento físico, social e lógico matemático
Realismo nominal
Reversibilidade
Classificação,
seriação, ordenação, volume, massa, quantidade, medida, sequência
Imagem mental e
imagem deferida
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“Indiferenciação
entre o ponto de vista próprio e o dos outros, rigidez e irreversibilidade no
pensamento”.
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“Interesse como
prolongamento de necessidade, sentimentos de respeito (afeição + temor) pelos
mais velhos, obediência, moral heterônoma”.
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Operatório
concreto
IDADE APROXIMADA
6 a 11 anos
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Inteligência
operativa (baseada em um conjunto de operações lógicas).
Pensamento mais
lógico e racional.
As operações
permitem organizar a realidade de uma maneira mais estável (conservações).
Reversibilidade
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“Aquisição da
capacidade de perceber e a reversibilidade das operações, explicações
causais, noções de permanência de substância, peso e volume”.
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“Sentimentos de
respeito mútuo e de justiça (distributiva e retributiva), moral de cooperação (correlata à lógica de
reversibilidade), aparecimento da vontade como regulação da ação”.
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Operatório-formal
IDADE APROXIMADA
11 a 15 anos
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Inteligência
formal (pode-se aplicar a qualquer conteúdo)
Pensamento
combinatório (capacidade de pensar em todas as combinações possíveis de um
fenômeno).
Pensamento
hipotético-dedutivo (capacidade de raciocinar por meio de hipóteses).
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“Pensamento
proposicional e hipotético-dedutivo, esquemas formais de lógica combinatória
e de proporções”.
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“Construção da
autonomia”.
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Fonte: Marti Sala e Onrubia Goñi (2000b, p.252; Campos e
Nepomuceno (2007, p. 252).
In: PINTO, K. Psicologia e Educação II. Ilhéus:
Editus, 2011. (p.81).