terça-feira, 28 de agosto de 2012

Especialização em Educação Infantil


Bom, eu estou muito feliz, pois passei pelo processo seletivo da Especialização em Educação Infantil da UESC e resolvi compartilhar com vocês essa experiência.




O processo foi realizado em três partes. Análise Curricular, Uma carta contendo nossa justificativa sobre a especialização (3 laudas) e uma entrevista. Desse modo, resolvi disponibilizar a minha carta de intenções. Segue abaixo!!!


      Eu, STÉFANIE MOREIRA DE OLIVEIRA apresento abaixo, as razões teórico-metodologicas que justificam meu interesse em cursar a especialização em Educação Infantil:
      Chamo-me Stéfanie Moreira, tenho 24 anos de idade e sou graduada em Psicologia pela UNIME FACSUL. Estou em processo de finalização de uma disciplina de Fundamentos Teóricos de ideias linguísticas do Mestrado de Letras: Linguagens e Representações da UESC, na condição de aluna especial e posso garantir que o conhecimento nunca é o suficiente, sempre podemos chegar além do esperado e cursar essa matéria abriu minha mente e minha curiosidade para vários outros aspectos da comunicação que antes não me chamavam tanta atenção. Faço uma pós-graduação em Saúde Mental, numa instituição particular, além disso, sou professora no programa Universidade para Todos (UPT) e trabalho na área de Psicologia na cidade de Itapé.
      Atualmente, estou lotada na secretaria de saúde do município supracitado, que fica localizado a 30 minutos da cidade de Itabuna. Desenvolvo um trabalho de construção de relatório na área de psicologia a serem implementados no município e faço parte da equipe do programa saúde na escola, que ainda este mês estará tratando de vários assuntos, como, drogas, AIDS, demais DST, entre outros, utilizando uma espécie de feira ciências itinerante na qual serão expostos os temas apresentados anteriormente, bem como, apresentações do grupo de teatro que é formado pelos jovens das escolas do município. Tenho uma carga horária de 20hs semanais, desse modo, garanto ter a disponibilidade de tempo necessária para desenvolvimento da especialização em questão.
      De inicio devo salientar a minha paixão por crianças e por tudo que os rodeiam. Ainda não tenho filho, pois ainda não possuo as condições financeiras e psicológicas necessárias para garantir a criação que sonho para meu primogênito, porém, tenho uma sobrinha de nove anos a qual acompanhei seu desenvolvimento desde seu nascimento e tenho a certeza que uma educação escolar de qualidade é imprescindível para um crescimento saudável. Meu interesse progrediu ainda mais durante a graduação, pois a psicologia se interessa, explora, explica e constrói os estágios de desenvolvimento das crianças.
        Nesse contexto, além de várias matérias que abordaram esse tema (a infância) com riqueza de detalhes, fui ainda contemplada com estágios acadêmicos muito significativos em minha vida profissional e pessoal. Trabalhei voluntariamente no APAE Itabuna por seis meses, tive contato com crianças e adolescentes literalmente especiais por tamanha alegria e energia positiva, energia essa que me proporcionou um amadurecimento considerável. Na sequência, trabalhei voluntariamente no CRAS Itapé, onde acompanhei atendimentos, inclusive de crianças, por uma psicóloga bastante competente, o que me garantiu uma parcela da preocupação que hoje possuo quanto à educação infantil, pois muitas das crianças atendidas no município trás consigo um retrato de baixa escolaridade e grandes dificuldades de aprendizado. Posteriormente, trabalhei por dois anos no Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva (CEPEI) Itabuna, local que me garantiu a maior parte da experiência que hoje tenho e foi imprescindível para a quebra de alguns pré-conceitos infundados que possuía, além de me chamar a atenção para a importância da inclusão social.
      Desse modo, trago hoje em mim um sentimento de nostalgia, pois, ao concluir o ensino superior também se concluiu meu estágio no CEPEI. Assim sendo, tenho grandes esperanças e expectativas de algum dia voltar a trabalhar nesse local mágico, onde o trabalho se concretiza de maneira muito peculiar, e onde toda a equipe é tratada com respeito e trabalham juntos pelo ideal da inclusão social e assim, poder contribuir da melhor forma possível, agora não mais como estagiaria e sim, como profissional.
               Ao saber dessa especialização pelo site da UESC tive a certeza que essa era a minha oportunidade para realizar meu sonho de lutar pelo que acredito e lutar por uma educação mais harmoniosa e homogênea a todos. Tenho a certeza que esse ramo trás consigo grandes desafios, mas estamos constantemente lutando por algo, desde a nossa concepção, ainda no conforto de um ventre materno.  Minhas expectativas para com o curso de especialização é justamente alcançar a titulação mínima necessária para a inserção no campo da educação e assim, garantir o respaldo teórico necessário para opinar sobre a Formação de Professores na Educação Infantil, pois são esses que estão diariamente em sala de aula com as crianças.
               Ao atuar na educação, trabalhamos outras temáticas de maneira indireta, como, a exclusão social, o bullying que é hoje um tema bastante discutido, a formação individual e coletiva, ou seja, ajudamos a desenvolver os cidadãos do futuro, e se tratando de educação infantil, a diversidade dos temas é alargada, pois as contradições sociais são ainda maiores nesse estágio da vida. Infelizmente a ainda há uma diferença cultural e estrutural nas escolas infantis particulares e públicas e isso deve também ser uma preocupação dos professores, ao passo que essa diferença também reflete em sua remuneração.  Para se garantir uma educação de qualidade para as crianças deve-se priorizar o trabalho docente e reduzir ao máximo os problemas que se tornam um gargalo na fluência da educação brasileira. Além do mais, os problemas enfrentados hoje pelos professores, causam estress, irritabilidade, falta de paciência com as crianças que encontram-se numa fase na qual apresentam muita energia para ser externalizada, desse modo, cuidar da saúde social, econômica, mental e psicológica dos professores é imprescindível para melhorar a atuação dos mesmos em sala de aula.
               Outro ponto importante a ser salientado, é a importância de se voltar a formação dos professores para lidar com a nova realidade da escrita e da oralidade meio ao avanço tecnológico da contemporaneidade. Muitos dos alunos hoje, utilizam os recursos do computador, tais como, o Word, o Excel o Power Point entre outros, além dos recursos da  internet, principalmente os sites de relacionamento, e essas ferramentas não podem dificultar o processo ensino-aprendizagem e sim, caminharem juntos. Os professores devem ter uma formação voltada para aliar essas ferramentas ao processo de ensino, pois o avanço tecnológico pode dinamizar e contribuir de maneira positiva para o interesse do aluno para com as várias possibilidades de escrita e assim, da aprendizagem de modo geral.
               Por fim, a realização de matérias que me permitam a saciedade das minhas inquietações serão de grande valia não somente em meu currículo acadêmico e profissional, como também, serão uma conquista e fonte de crescimento e aprimoramento pessoal, desse modo, deixo aqui a minha aspiração em cursar essa especialização em Educação Infantil e desde já meu agradecimento por trazer para a região uma possibilidade de se discutir e rever a educação infantil em nosso país. 
                
 

BULLYING





O que é bullying ?

É um termo da língua inglesa (bully = “ valentão” ) que se refere a todos as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorre sem motivação evidente, são exercidas por um ou mais indivíduos

Tipos de bullying :

Direto: É a forma mais comum entre os agressores masculinos (agressão física)
Indireto: Essa forma é comum entre mulheres e se caracteriza (no isolamento social da vítima)

O agressor geralmente tem como objetivo intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de ser defender, sendo realizado dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Perfil da vítima:
Normalmente é tímida; Frágil; Sofre preconceito por sua etnia ou local de origem, ou por ser baixinho, gordinho, cadeirante, gay, surdo, ou ter sotaque diferente, ou até mesmo tirar notas altas sempre.

O que sentem as vítimas ?
Medo;
Angústia;
Isolamento dos colegas;
E até mesmo cometer suicídio;

Dez mandamentos da segurança na escola.
1- Toda instituição de ensino deve ter um profissional que saiba noções de Primeiros Socorros.
2- Deve-se conter sempre uma caixa de primeiros socorros.
3-Manter os alunos distantes de áreas de acesso restrito a funcionários ex: cozinha, depósitos.
4- Evitar o uso de objetos quebrados ou que sofreram danos.
5- Rotular e armazenar em locais apropriados produtos de limpeza e etc.
6- Manter limpas as áreas externas evitando entulhos, como pedras, tijolos, pedaços de madeira.
7- Evitar que os alunos subam em escadas, árvores, andaimes sem material de segurança.
8- Não andar pelo pátio com objetos pontiagudos  ou cortantes  ex: laminas tesouras etc.
9- Praticar atividades físicas sempre com cautela e calma.
10- Sinalizar locais com maior incidência de acidentes.

Reflita sobre isso.
As pessoas que cometem o bullying não conseguem aceitar as diferenças dos outros.
Se você é um “ bully ”, deixe de ser!
Tem coisas melhores pra se fazer!


Idosos





Segundo artigo da revista REBEn, o conceito de idoso possui dois alicerces: um biológico e outro instrumental. O conceito biológico envolve a velhice, precisamente a senilidade e é demarcado através da diminuição gradativa de determinadas características físicas, utilizando o critério de idade para referir-se ao termo idoso. Assim, o conceito biológico de idoso, ratificado pelo estatuto do idoso, refere-se às pessoas com idade maior ou igual a 60 anos. Portanto, o envelhecimento corresponde a
um processo no qual ocorre mudanças que estão ligadas ao tempo, iniciando-se no nascimento e tendo continuidade por toda vida. O conceito instrumental de idoso envolve aspectos de caráter social, isto é, distingue a situação do indivíduo considerando a família, o mercado de trabalho e outras esferas da vida social. Desse modo, ao se abordar os dois conceitos referentes ao idoso, pode-se afirmar que o momento demográfico pelo qual passa o Brasil, com o aumento da longevidade, as baixas taxas de fecundidade e uma urbanização acelerada, ocorrem fatores que geram um aumento da população idosa, comparado a outras faixas etárias. Fatores estes que se uniram a “alta fecundidade prevalente no passado, comparado ao atual, e da redução da mortalidade”, gerando o fenômeno chamado envelhecimento.

As peculiaridades no processo de envelhecimento nos países do Terceiro Mundo são: de um lado, o fato de o envelhecimento estar se dando, sem que haja uma real melhoria na qualidade de vida de uma grande parcela dessas populações, e de outro, a rapidez com que esse envelhecimento está acontecendo, culminando com uma falta de políticas públicas eficientes e eficazes para a resolução de problemas que atingem esse grupo e que necessita de uma maior
atenção pelo próprio declínio funcional que a velhice acarreta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em projeções estatísticas traz os seguintes dados: entre 1950 e 2025, a população de idosos no Brasil crescerá em dezesseis vezes, o que segundo o órgão supracitado, colocará o País como a sexta população de idosos do mundo.

Após os esclarecimentos de como os idosos são vistos hoje pela sociedade, nos voltamos para a convivência familiar, mais especificamente, com a relação pais-filhos. O vídeo mostrado a seguir, demonstra um pouco dessa relação.






É comum nos depararmos com situações parecidas com esta. Muitos filhos demonstram não ter paciência com seus pais, quando idosos. Porém, esse quadro precisa ser invertido. As maiores causas de violência para com idosos ocorrem dentro de suas próprias residências, geralmente por seus cuidadores, que muitas vezes são os seus próprios filhos. Esse fato não pode passar despercebido aos nossos olhos. Todos nós somos responsáveis pela mudança em nossa sociedade. Vamos nos mobilizar...

Ao saber casos de violência contra o Idoso, DENUNCIE.....

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A pasta Mágica de João Carlos Boiczuk



Existia um vendedor para quem nada dava certo. Vivia a queixar-se da crise, do mercado, de seus produtos, dos concorrentes, da tabela de preços, de seus clientes, do mundo enfim.

Ninguém compra nada, dizia. Também, com essa tabela, nem eu comprava. Não sei o que esse comprador vê nos produtos do concorrente – acho que ele está é comendo bola. E assim, de reclamação em reclamação, os dias passavam e o nosso vendedor cada vez vendia menos e cada vez se queixava mais.
Certo dia, desesperado, resolveu entrar numa igreja para fazer umas preces e rogar por uma intervenção divina. Meu Deus, me ajude por favor. Faça com que eu consiga vender alguma coisa. Nossa Senhora do Bom Pedido, padroeira dos vendedores, valei-me.

Cabisbaixo, saiu da igreja e sentou-se num banco de uma praça. Ao seu lado, havia um velho de barbas brancas, semblante bondoso e sereno e um brilho invulgar nos olhos. Tinha em seu colo uma surrada pasta de couro.

Vendo o semblante arrasado do vendedor, o velho perguntou-lhe:

– Por que você está tão triste ? Hoje está um dia tão lindo.

– Lindo só se for para o senhor. Faz tempo que não consigo vender nada e se continuar assim acabo na rua, respondeu-lhe o vendedor. Não sei o que fazer.

– Você acredita em amuletos? Perguntou-lhe o velho.

– Na minha situação eu acredito em qualquer coisa, pior do que está não pode ficar.

– Bem, então vou dar-lhe meu amuleto da sorte, disse-lhe o velho. Assim como você, eu fui vendedor. Mas diferentemente, fui o melhor de todos.
Fiz fortuna em vendas. Através delas, consegui encaminhar meus filhos e netos. Hoje, tenho uma belíssima velhice e dou-me ao luxo de poder sentar-me ao banco desta praça só para usufruir este lindo dia de sol.

– Meu amuleto é esta antiga pasta de couro, que me acompanhou durante muitos anos. Vou dá-la a você. Porém, você terá de seguir rigorosamente minhas instruções, caso contrário, sua situação ainda irá piorar. Você está disposto a seguir minhas instruções?

– Sim, eu cumpro sim, respondeu o vendedor.

– Bem, disse-lhe o velho, durante os próximos seis meses, você levará esta pasta consigo em todas as visitas aos seus clientes. Não poderá simplesmente deixá-la no carro, e nem abri-la em hipótese alguma. Apenas leve a pasta com você. Mas você terá de visitar todos os seus clientes ao menos uma vez ao mês. Deverá, também, levá-la, no mínimo, a cinco prospects e dois clientes inativos por semana. Está entendendo? Perguntou-lhe o velho.

– Sim, continue, por favor, respondeu o vendedor.

– Além de levar esta pasta nos clientes, como já disse, você deverá levá-la, também, nos pontos de venda. Deverá conversar com os consumidores segurando a pasta. Ao chegar em casa, depois de um dia de trabalho, você irá anotar em uma ficha individual de cada cliente o que de mais importante aconteceu no contato, quais as demandas, como foi o pedido, que providências tomar, etc. Deverá, também, já preparar as fichas dos clientes que você irá visitar no dia seguinte e fazer o seu itinerário. Feito isto, você então brincará com seus filhos, ouvirá uma boa música, jantará com sua família, vai ler um bom livro e ter uma boa noite de sono. Nos finais de semana, não deverá esquecer dos momentos de lazer com sua família e seus amigos. E pelo menos uma vez por mês, nos próximos seis meses, você deverá participar de uma atividade de treinamento, seja na sua empresa, seja com seus clientes, seja em palestras, seminários, etc... Você está disposto a seguir rigorosamente estas instruções?

– Sim, respondeu o vendedor.

A gente se encontra aqui, neste mesmo banco, daqui a seis meses, combinado?, despediu-se o velho, que levantou, entregou a pasta ao vendedor e foi embora.
Meio céptico com aquele surpreende encontro, o vendedor pegou a surrada pasta e resolveu: O que eu tenho a perder, estou no fundo do poço mesmo...

E, durante os seis meses seguintes, o vendedor seguiu expressamente as instruções do velho. Passou a ter um rigoroso controle de sua agenda; visitou todos os clientes, inclusive aqueles com quem implicava anteriormente. Conversou mais e passou a ouvir mais ainda, tanto os clientes, quanto os consumidores e os funcionários dos pontos de venda.

Aos poucos viu que seu humor ia melhorando e que a cada dia acordava mais disposto. A leitura de livros e revistas trazia-lhe novas informações e maneiras de melhorar suas argumentações de venda e seu relacionamento com os clientes. Também o convívio familiar melhorava a olhos vistos. E como ele se sentia bem com isto.

Começou a monitorar na fábrica o andamento dos pedidos, as reivindicações de seus clientes, a entrega das mercadorias. Com a ajuda de seu filho, implantou as fichas dos clientes em um microcomputador, o que lhe facilitou ainda mais o controle.

Aonde ia levava a pasta junto, conforme as instruções do velho. Com o passar do tempo, sua produção aumentou, os pedidos cresceram em volume e em valor. Mesmo tentado, não ousou abrir a pasta para espiar seu conteúdo.

Passados seis meses, era um novo homem, altivo, motivado, cheio de energia. Havia progredido muito, e como. E chegou o dia de encontrar-se novamente com o velho.
Conforme haviam combinado, no dia marcado, lá estava o velho sentado no mesmo banco da praça, o mesmo brilho nos olhos e o mesmo semblante sereno.

O vendedor, disse-lhe:

– Puxa, esta pasta é mesmo milagrosa. Veja o que me aconteceu. E passou a relatar tudo o que havia feito, o seu progresso e as mudanças positivas em sua vida.

– Que tipo de amuleto da sorte, que tipo de feitiço há dentro dela que me fez progredir tanto assim?, perguntou o vendedor.

– Meu filho, respondeu o velho ao abrir a antiga pasta e puxar de dentro um papel amarelado pelo tempo, não há amuleto algum, só este velho pensamento que carrego comigo desde o início de minha carreira profissional.

No papel estava escrito: VOCÊ É O RESULTADO DE SEU ESFORÇO E DE TODOS OS BONS CONHECIMENTOS, DAS HABILIDADES CONVENIENTES E DAS EXCELENTES ATITUDES QUE CONSEGUIR DESENVOLVER EM SUA VIDA.

– Não existe amuleto em vendas. Não existe pasta mágica. Em vendas, para que o sucesso aconteça, é preciso fazer o que você fez: deixou de ser um passeador de pasta, planejou suas atividades, aproximou-se de seus clientes e passou a ouvi-los, adquiriu novos conhecimentos através da leitura e da participação em treinamentos, desenvolveu novas habilidades, comprometeu-se com seu cliente, aproximou-se de sua família e de seus amigos e redescobriu hábitos saudáveis que lhe afastaram do baixo astral, das notícias ruins e de pessoas menores. Você passou a ter novas e boas atitudes e, com isto, alcançou os resultados que tanto queria. Você não precisa desta velha e surrada pasta nem deste papel. Basta você perseverar neste caminho.

O velho, então, pegou a pasta de volta, levantou-se e foi embora.

Anos e anos se passaram, e o vendedor nunca esqueceu daqueles encontros e de como sua vida havia mudado para melhor depois deles. Muito e muito tempo depois, já em idade avançada, acostumou-se a passear pelos parques sempre levando embaixo do braço uma velha e surrada pasta de couro. Ao sentar-se num banco para descansar, notou o semblante triste de um rapaz com uma pasta de mostruário de vendas no colo...

Fonte
REGO, João Carlos Boiczuk. A pasta mágica. Disponível em: <http://www.diadocliente.com.br/joaocarlos/artigos/artigo.asp?r=8&PN=&intervalo=30>. Acesso em: 25 mar. 2008.

domingo, 26 de agosto de 2012

+ uma história

O quinto vídeo da série "Drogas e Cidadania", com o tema "+ uma história", dá voz a crianças, adolescentes e adultos em situação de rua que se tornaram usuários de drogas e mostra como a sociedade age, muitas vezes, de forma desumana, criminalizando o usuário.




Espero que gostem e divulgem..

Até o próximo...

 

Universidade Para Todos

O que é???
 
O Universidade para Todos é um projeto criado pelo governo do Estado da Bahia através do Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à educação superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.
 
Estou tendo o prazer de ser monitora da disciplina de Redação no Colégio Modelo da cidade de Itabuna. Desse modo, falarei uma pouco mais sobre essa iniciativa.
 
 
 
 
Os Objetivos do Programa são:
  • Preparar alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino, para o processo seletivo de ingresso no Ensino Superior;
  • Orientar os pré-vestibulares para uma escolha profissional adequada ás possibilidades e asperações individuais;
  • Possibilitar a integração entre estudantes universitários e estudantes do 3º ano do Ensino Médio;
  • Apoiar iniciativas de escolas públicas e comunidades em geral, que desenvolvam propostas de curso preparatório para o vestibular;
  • Retroalimentar as ações pedagógicas das escolas públicas que oferecem Ensino Médio, visando á elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem;
  • Oientar os estudantes universitários para o exercício teórico-prático, em sua atuação como Professores/Monitores.


 
Para alcançar esses objetivos, o projeto incli capacitações semanais da área de atuação dos monitores, além de capacitações gerais, para todas ás áreas de atuação dos monitores, que ocorrem periodicamente.


 
Nas capacitações são realizadas  as seguintes atividades: Planejamento de aulas, avaliação do serviço, relação das dificuldades encontradas, sujestões de soluções de prolemas, bem como, desenvolvimento das competêcias necessárias aos Monitores/Professores.


 
Minha atuação do Programa UPT tem sido bastante enriquecedora, pois, existe no contexto de sala de aula, uma troca de conhecimentos, não somente acadêmico, mas social, cultural e humano. Conhecer a realidade de cada aluno é de suma importância para realizar o direcionamento correto das atividades, podendo ser utilizado, exemplos corriqueiros para uma melhor assimilação do conteúdo transmitido.  

 
 
Parabéns a meus alunos do UPT pelo empenho e assiduidade. Juntos vamos chegaremos ao nosso objetivo final.
 
Tenham uma boa noite!!!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Amamentação

O bebê começa a conhecer o mundo por meio da sua relação com a mãe.



O bebê precisa reconhecer quem cuida dele, por isso, precisa ser cuidado sempre pela mesma pessoa. Neste primeiro mês, o melhor para o bebê é ser cuidado pela mãe. Ela deve aproveitar os momentos da troca de fralda e do banho para conversar com o bebê, cantar baixinho, massagear o corpo dele, olhá-lo nos olhos. Assim, os dois vão se conhecendo e se amando mais. O pai deve participar ativamente desses momentos.

Como saber se o vínculo entre mãe e bebê está sendo estabelecido:
• Durante a amamentação, o bebê procura o olhar da mãe e ela olha para ele.
• Quando o bebê está chorando e a mãe o pega no colo, ele se acalma.
• Quando a mãe está bem perto do bebê, ele tenta acompanhar

O leite materno é a única alimentação necessária ao bebê até os 6 meses de idade. Não é necessário dar chá nem outros líquidos. Após os 6 meses, é preciso dar outros alimentos e continuar amamentando. Cada bebê tem seu jeito de mamar e de dormir. Quando o bebê chora, é preciso oferecer o peito. Se estiver dormindo por muito tempo, precisa ser acordado para mamar. O bebê dorme tranqüilo se estiver de banho tomado, fralda limpa e bem alimentado.

Porque o leite materno é o melhor alimento para o bebê:
• É feito na medida para as suas necessidades.
• Possui anticorpos que protegem o bebê de diarréia, pneumonia e alergias.
• É de mais fácil digestão.
• É mais limpo e sem risco de contaminação, pois sai direto do seio da mãe para a boca
do bebê.
Aumenta os laços de afeto entre a mãe e o bebê.
Diminui o sangramento da mãe após o parto.
Faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal.
Pode ser um método de planejamento familiar na associação da amamentação exclusiva com outros métodos.
Diminui o risco de câncer de mama e de ovário.
Possui anticorpos que protegem contra diarréia, pneumonias e alergias.
É mais limpo e sem riscos de contaminação.
É a única alimentação necessária ao bebê até os 6 meses de idade.
É mais econômico, prático e promove o desenvolvimento infantil.


A amamentação exclusiva em que o bebê alimenta-se somente com leite materno pode ser um método natural de planejamento familiar. Além do mais, quando o bebê suga o mamilo, é liberado um hormônio que impede a ovulação.




A mãe deve escolher uma posição bem confortável para dar de mamar ao bebê, para que ele abocanhe bem o mamilo e a parte escura do seio. Assim, a amamentação será prazerosa para os dois. O bebê deve ficar com a barriga encostada no corpo da mãe. 

Com um braço, a mãe apóia o pescoço e o tronco do bebê, aproximando a barriga dele do seu corpo. Com a outra mão, aproxima a boca do bebê do bico do peito. Ao sentir o cheiro da mãe, o bebê abre a boca e abocanha o mamilo e a parte escura da mama. A mãe deve aproveitar a hora de amamentar para olhar nos olhos do bebê.

Como saber se a “pega” está adequada:
• A boca do bebê deve estar bem aberta;
• Os lábios, virados para fora;
• O queixo deve tocar o peito da mãe;
• Quase toda a parte escura da mama deve estar dentro da boca do bebê, ficando visível
um pedaço da parte de cima;
• A bochecha deve estar redonda, cheia;
• A língua do bebê deve envolver o bico do peito.

Como vou saber se a pega está certa, isto é, se estou amamentando corretamente?

A pega está correta quando:
A mãe ouve o bebê engolindo o leite;
• O bebê está com a boca bem aberta;
• Os lábios estão virados para fora;
• O queixo está tocando o peito da mãe;
• Quase toda a parte escura do peito está dentro da boca;
• As bochechas estão cheias;
• A língua envolve todo o bico do peito.




Os problemas mais freqüentes na amamentação são:

Fissura ou rachadura - ocorre quando a posição do bebê e a pega do mamilo estão erradas.
Como evitar e tratar:
• Secar bem o mamilo.
• Posicionar o bebê corretamente.
• Esvaziar bem a mama.

Ingurgitamento - ocorre quando a mãe produz mais leite do que o bebê consegue mamar. As mamas ficam endurecidas ou empedradas.
Como evitar e tratar:
• Colocar o bebê mais vezes para mamar.
• Retirar o excesso de leite antes de dar de mamar para amolecer a mama e facilitar a sucção.

Mastite - ocorre quando um dos seios inflama. A mama fica cheia, avermelhada, quente e muito dolorida. A mãe pode sentir febre e calafrios.
Como evitar e tratar:
• Retirar manualmente o excesso de leite. Se a mãe não melhorar em 24 horas, deverá ir a uma Unidade Básica de Saúde para ser tratada.

A melhor maneira de evitar e tratar rachadura, ingurgitamento e inflamação da mama é:
• Dar de mamar mais vezes.
• Retirar manualmente o excesso de leite.
• Colocar o bebê na posição correta, abocanhando bem o mamilo e a parte
escura do seio.
• Procurar a Unidade Básica de Saúde ou o Banco de Leite para orientações
ou tratamento.

Lembre-se:
·         Não existe leite fraco! Todo leite materno é forte e bom.
·         A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco.
·         Quanto mais o bebê mama, mais a mãe produz leite.
·         Se o bebê esta ganhando peso, o leite materno é o suficiente para ele.
·         Está contra indicado o uso de mamadeira, chuca, bico ou chupeta, pois prejudicam a amamentação.
·         A mãe pode dar o peito sempre que o bebê quiser, pois, quanto mais o bebê mama, mais a mãe produz leite.
·         O melhor tratamento para os problemas da amamentação é continuar amamentando.